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Mudanças que o Covid 19 irá trazer de bom para seu negócio

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Todos nós finalizamos 2019 com aquela nostalgia de olhar para trás e ver que mais um ano se foi. Muitos fizeram planos, listas, financiamentos, investindo em 2020 seus sonhos e idealizações para alcançar novas metas. As expectativas foram criadas e alimentadas. Porém, assim que fevereiro chegou, tudo virou um caos. A Covid-19 mudou hábitos de consumo, formas de se comunicar, e os empreendedores diante este turbilhão de emoções, tiveram de negociar, abrir mão de certas prioridades, se reinventar. O que muitos viram como “castigo da mãe natureza”, outros enxergaram como uma oportunidade para crescer e inovar diante este cenário de pandemia

De acordo com a Forbes: “Apesar das tendências negativas e impactantes, o brasileiro tem levado ao pé da letra a ideia de que crise gera oportunidade. Entre 7 de março e 4 de julho deste ano, o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no país, 16.788 a mais do que no mesmo período de 2019.” Sendo assim, confira as mudanças positivas que o Covid-19 trouxe ou ainda irá trazer para seu negócio, afinal, agora existe o “novo normal” e se sua vida não mudou muito, fique de olho para o que poderá bater em sua porta:

1- Modernização

Antes já era comum estarmos grudados ao nosso celular, mas hoje, se tornou necessário utilizar essa ferramenta dentro do seu negócio. Seja para realizar reuniões online, compartilhamento de documento, assinaturas digitais e até consultas, mentorias, workshops. A internet se tornou um aliado diante o isolamento social e medidas de prevenção. Por conta disso, o desenvolvimento na área tecnológica está sendo impulsionado: “Com a nova realidade, será cada vez mais comum funcionários trabalharem de forma remota e daí surge a necessidade dos gestores terem informações precisas da operação para tomar decisões estratégicas para o negócio. […] neste momento em que muitas empresas estão se reorganizando e repensando vários processos, fica ainda mais evidente a importância de aliar a tecnologia às rotinas diárias da logística.” afirma o Estadão

Resumo do item 1: Trazer seu negócio para o universo tecnológico já será um passo positivo para se destacar em meio a pandemia. 

2- Flexibilidade 

Por conta de tanta mudança, as empresas que forem flexíveis possuem muita chance de conquistar mais clientes. A Isto É, traz a seguinte fala: “Segundo David Braga, CEO da Prime Talent, empresa especializada em recursos humanos e alta gestão, os profissionais também precisarão se adaptar. “As companhias devem reduzir pessoal e níveis hierárquicos, buscando funcionários mais polivalentes e com novas competências para assumir responsabilidades e gerir equipes à distância”, afirma o executivo. “A digitalização avançou tanto que não vamos voltar ao que era antes.”

Resumo do item 2: O seu negócio precisa de profissionais com habilidades diferentes e com flexibilidade para realizar trabalho em formato de home office. 

3- Mudança de prioridades

Já que a tendência é trabalhar em casa, você como empreendedor deve ficar de olho nos itens que serão necessários para fazer seu negócio funcionar. A Isto É também afirma: “As empresas, no entanto, se beneficiarão da redução de gastos com água, luz, transporte e alimentação dos funcionários. Por outro lado, terão que investir mais em tecnologia para garantir infraestrutura digital aos funcionários que passarão a trabalhar remotamente.” 

Com aumento da demanda voltada para o digital, sua empresa irá precisar de ótimos equipamentos para realizar reuniões por vídeo chamada, atualizações de planilhas e até abrir programas pesados como Photoshop (sim, a parte do marketing do seu negócio é essencial e programas de edição 

geralmente exigem muito dos computadores). 

Resumo item 3: Para seu negócio crescer e alcançar novas metas, a comunicação digital entre você e sua equipe, e entre sua empresa e o cliente, devem estar alinhadas e em perfeito estado. Sendo assim, equipamentos de ponta serão um investimento que trará retorno se bem utilizado. 

4- Estudar mais e mais

Rohit Bhargava, curador de tendências e fundador da Non-Obvius Agency, marcou presença no SEBRAE e assegura: “Capacitações e cursos à distância já eram uma realidade, mas após a pandemia aumentou significativamente a oferta de conteúdos online que oferecem conhecimentos instantâneos. Segundo Bhargava, é importante aproveitar esses conhecimentos para ficar mais esperto, e melhorar como pessoa e profissional.” 

Ao estudar mais o seu campo se abre. Você irá ter noções de como trazer novidades para sua empresa, maneiras de ouvir mais seu cliente e até como chegar ao público que gostaria de atender. O próprio SEBRAE disponibiliza cursos online e gratuitos, de fácil acesso, simples e dinâmico, que pode te auxiliar MUITO! 

Enfim, não se contente com o que tem em mãos. Esteja sempre buscando maneiras de mudar, melhorar, e valorize sua equipe, porque a pandemia da Covid-19 trouxe muita dor, medo, e é preciso empatia e respeito. Fortalecendo seu negócio por dentro, mais longe irá chegar.

Portanto, entenda o que seu cliente precisa no momento e aproveite esta oportunidade. De acordo com a BBC: “A pandemia do coronavírus causou muitos problemas para a economia global, mas as medidas de isolamento social que restringem a circulação de pessoas também ajudaram, por outro lado, algumas empresas a prosperar. No entanto, mesmo nas histórias de sucesso, é preciso interpretar os dados com cuidado.”. Leia a reportagem com calma, e se necessário revise os tópicos acima.

Espero que ajude! 

Resumo item 4: Estudar sempre foi essencial, mas em meio a crise do Covid-19, quem investir mais tempo para qualificar seu negócio e buscar alternativas criativas, sem dúvidas, terá vantagens se comparado a quem ficar na inércia aguardando o fim da pandemia.

imagem mostrando um dashboard de marketing digital

5- Invista no marketing digital do seu negócio

Não é hora de colocar o marketing digital da sua empresa como última opção. Na verdade, o investimento em ações de marketing online mostram que tantos os negócios que já tinham presença digital, como os que chegaram agora na pandemia, melhoraram seus resultados de maneira significativa devido ao início ou continuidade de investimentos no digital.

A Definitiva Digital é prova viva de que empresas que oferecem soluções em marketing digital não puderam reclamar da crise. Para nós, surgiram oportunidades como o atendimento à empresas da área da saúde e também do mercado funerário. Além disso, houve um crescimento significativo na carteira de clientes com e-commerce e de longe, as estratégias com melhores resultados são a de Inbound Marketing.

Resumo item 5: Repense suas prioridades e busque por uma empresa que vai ajudar o seu negócio a ter sucesso mesmo “em tempos difíceis”. Como diz o ditado: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

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