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Marketplaces e E-commerce: Como Gerenciar as Vendas ao Mesmo Tempo

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Uma boa estratégia para quem deseja aumentar o faturamento da sua empresa é apostar em vendas em diversos canais. Entretanto, realizar a gestão das vendas em múltiplos canais, pode ser um desafio para os empreendedores.

Como fazer o gerenciamento das vendas simultaneamente?

A pergunta que não quer calar é: como é possível gerenciar as vendas em múltiplos canais sem complicação? Vem cá que eu te explico!

É possível fazer o compartilhamento ou a exportação de informações simultâneas do seu site para as plataformas de lojas virtuais em poucos cliques. Você consegue escolher em qual veículo seu produto será anunciado e as informações que deseja que sejam compartilhadas.

Gerenciar suas vendas simultaneamente, permite que você tenha um melhor controle sobre seu estoque e o gerenciamento das vendas através de um único canal, o que permite que a execução deste trabalho seja ágil e facilitada, fazendo assim, com que você evite administrar duas plataformas ao mesmo tempo.

Ao fazer ajustes manuais em seu gerenciamento, além de possíveis erros na administração, pode consumir muito de seu tempo. Por isso, é importante que seu sistema esteja integrado à sua plataforma de e-commerce.

Para que seu gerenciamento simultâneo seja um sucesso, é preciso implementar um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning, traduzido para o português sistema de gestão integrado), possibilitando assim, o relacionamento entre as duas plataformas. O sistema ERP, possibilita que você consiga realizar todos os processos de compra, sejam elas feitas pelo e-commerce ou pelo seu marketplace.

Quais os benefícios de um ERP para seu negócio?

Como dito acima, um dos benefícios de um ERP é controlar as vendas em diversos canais, dentro de um único software.

Veja abaixo 3 vantagens de um ERP:

1 – Controle de estoque

O controle de estoque precisa ser feito no e-commerce, assim como em loja física. Imagina que você vai comprar um produto e a loja retorna te informando que esse produto não está mais disponível no estoque. Com certeza você ficará frustrado, não é mesmo?

Isso pode levar o cliente a nunca mais comprar em sua loja, além disso, este cliente poderá dizer a outras pessoas que não teve uma boa experiência, fazendo assim, com que outras pessoas também não comprem seus produtos.

Usando ERP, a atualização do estoque é feita de forma totalmente automática, fazendo com que as quantidades dos produtos sejam atualizados nas plataformas de marketplace e e-commerce.

2 – Agilidade no processo de venda

Quando o ERP é conectado aos canais de vendas, a criação e otimização de anúncios se torna mais fácil e rápida.

Com os produtos cadastrados, o próximo passo é enviar para os canais de venda. Desta forma, não é necessário acessar vários sistemas para criar seus anúncios.

Através de uma estrutura consolidada para vender em seu marketplace, serão gerados automaticamente os processos como emissão de notas fiscais e criação da etiqueta de envio, fazendo assim, com que você economize seu tempo e simplifique os processos feitos manualmente.

3 – Emissão de Notas Fiscais

A emissão de notas fiscais é obrigação das empresas e permite que o cliente tenha segurança, caso precise da garantia ou realizar a troca do produto.

Caso essa tarefa não seja otimizada, pode levar muito tempo do empreendedor. Após o ERP receber as informações corretas da empresa, é possível facilitar o processo e após receber os pedidos, basta selecioná-los e então, gerar as notas fiscais.

Mas, vale lembrar que para que isso seja feito, é preciso ter configurado no ERP um certificado digital, alegando que você está apto para realizar a emissão de notas fiscais no estado.

4 – Alcançar bons resultados

Por fim, mas não menos importante, podemos ressaltar que um dos benefícios da gestão de um sistema ERP que serão funcionais é o BI (Business Intelligence) e a gestão de fretes.

Quando gerenciados de forma precisa vinculação dos seus canais de venda, será muito mais fácil aumentar suas conversões em vendas, pois o alcance dos seus clientes será muito maior. 

Como fidelizar seus clientes?

Agora que vimos como é possível gerenciar diversos canais de vendas de forma mais simples, é importante saber como fidelizar clientes para que eles voltem a comprar seus produtos ou serviços.

Como dito anteriormente, ao disponibilizar seus produtos em marketplaces,  garante com que você tenha um maior reconhecimento sobre sua marca. Devido a grande quantidade de variedades nesses canais de vendas, os acessos acabam sendo maiores, consequentemente, pessoas que não conheciam sua marca, passam a conhecê-la.

Vale ressaltar também que o aumento das vendas, apesar de estar atrelado a quantidade de pessoas que acessam esses canais, não se resume apenas a isso. Para que seus clientes decidam comprar seus produtos novamente, é preciso que ele tenha uma ótima experiência. 

Você pode direcionar o consumidor para que ele realize novas compras em sua loja virtual. Para que isso aconteça, é importante que fique atento a pequenos detalhes, afinal, cada detalhe faz diferença na hora do cliente lembrar de você.

Quando o produto chegar ao cliente, ele perceberá todo o cuidado que teve ao prepará-lo e com certeza ficará muito satisfeito com o produto que recebeu. Por mais simples que possa parecer, isso ajuda com que o cliente tenha uma identificação com sua marca e possibilita com que tenha grandes chances do cliente ser fidelizado.

Lembre-se que é fundamental se atentar ao pós-venda. Muitos empreendedores esquecem dessa parte, mas é fundamental pensar nisso se você deseja fidelizar seus clientes. Uma boa forma de fazer isso é oferecendo cupons de descontos, brindes ou até mesmo amostras grátis de novos produtos, isso fará com que o consumidor sinta vontade de realizar novas compras.

Um outro ponto importante, é manter seu público engajado e uma forma de fazer isso é através de e-mail marketing, apresentando promoções em seu site ou dicas relacionadas a seu nicho. Os gatilhos mentais ajudarão a fazer com que sua taxa de conversão aumente.

Dedique um tempo da sua rotina para se dedicar ao seu público, por exemplo, enviando e-mails os parabenizando na data de seus aniversários.

Escrever bilhetes a mão também pode ser uma boa proposta também, por mais simples que seja, o consumidor se sentirá importante e querido. Essa atitude com certeza fará com que seu consumidor fale bem da sua loja e que indique a outras pessoas.

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