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Marketing Flywheel: Saiba o que é e como colocar em prática

Marketing e nogócios
O Flywheel faz parte do Inbound Marketing e promete ser muito útil, especialmente para substituir o funil de vendas.

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O marketing digital é um nicho criativo que se adapta aos avanços da tecnologia e tendências no comportamento do público-alvo. Logo, é comum o surgimento de novas ferramentas para maximizar resultados. É o caso do marketing flywheel.

O Flywheel faz parte do Inbound Marketing e promete ser muito útil, especialmente para substituir o funil de vendas.

Se você tem um negócio, certamente entende a importância de acompanhar essas mudanças e como isso pode dar frutos no futuro.

Pensando nisso, preparamos um artigo para esclarecer os aspectos mais importantes do Marketing Flywheel. Acompanhe agora.

Conheça o Marketing Flywheel

Trata-se de um novo conceito que aborda marketing e vendas por um ângulo diferente dos métodos tradicionais, focando mais na fidelização do usuário.

Por isso, em vez de um funil, ele tem uma forma circular a fim de reforçar a ideia de que é um ciclo sem fim. 

Aliás, isso é exatamente o que “flywheel” significa: um volante giratório. Ou seja, é a engrenagem circular que alimenta uma máquina.

No caso do marketing, o volante é composto por atração, engajamento e experiência do usuário, com foco nessa terceira etapa.

É ótimo engajar seus clientes, interagir com eles e proporcionar uma experiência memorável, atraindo assim novos clientes. 

Afinal, com isso, o consumidor retorna a consumir e indica para novas pessoas – e, assim, o ciclo se repete. 

Ao se concentrar no estágio da experiência, você pode atrair e fidelizar.

Como ele funciona?

Um dos princípios dessa tendência é o atrito, termo que abrange qualquer coisa que cause insatisfação do cliente.

Para evitar atritos, o Flywheel utiliza 2 práticas que veremos nos tópicos listados abaixo.

  1. Automação do atendimento

A automação é uma das grandes aliadas do mundo empresarial atual e o Flywheel nasceu dessa realidade.

Portanto, esta estratégia visa implementá-la nos processos de atendimento ao cliente para torná-los mais ágeis e precisos, evitando atritos e transtornos entre usuários e colaboradores.

Felizmente, existem formas e mecanismos para fornecer atendimento automatizado ao cliente, como chatbots, e-mails de pós-venda ou pesquisas de satisfação, sem que a qualidade seja comprometida e garantindo que a evolução ocorra.

O melhor de tudo é a possibilidade de oferecer atendimento sobre laudos técnicos 24 horas por dia. 

  1. Autoatendimento

Além de buscar entender o cliente para otimizar mecanismos e satisfazê-los, o Marketing Flywheel tem o compromisso de viabilizar o autoatendimento.

Quando os usuários podem definir um produto ou serviço de acordo com as necessidades deles, as chances de desgaste são muito menores.

Como pode ver, graças a esta técnica é possível prolongar e manter o ciclo de vida do cliente.

Além disso, também ajuda a empresa de limpeza a se diferenciar dos concorrentes, pois no caminho para otimizar a experiência do cliente, os valores agregados atuam como um diferencial único para a mar

Imagem: freepik.com

Os impactos do Marketing Flywheel no Inbound Marketing

Agora que você está ciente do que é essa tendência e como ela funciona na prática, confira os impactos do Marketing Flywheel no inbound marketing.

Força como oportunidade

No passado, a aquisição de leads era vista como um dos principais impulsionadores das estratégias de inbound marketing.

Quando os usuários compartilham informações de contato com a empresa de portaria é muito mais fácil alcançá-los e levá-los a fechar compras.

No entanto, o Flywheel Marketing vai muito mais longe. Para essa estratégia, a verdadeira diferença é gerar força suficiente para girar a roda e dar vida ao negócio, fazendo com que esse contato continue se relacionando com a marca. 

Para fazer isso, uma etapa apoia a outra. Assim, é possível e necessário atrair clientes em potencial, criar motivação interativa para que ele participe das ações e evolua na jornada, e fornecer uma experiência memorável.

Isso atrai clientes antigos e novos. Os clientes aumentarão e comprarão continuamente. 

A “força” só pode ser circular quando a experiência dos usuários é priorizada: a força de compra está em um cliente, afinal.

Iniciativas de retenção

Por causa desse ciclo contínuo que nunca termina, o Marketing Flywheel é particularmente focado nas etapas de pós-compra.

Assim, esta estratégia sugere que existe a necessidade de uma interação contínua e eficaz com os clientes existentes para os fidelizar e, consequentemente, levá-los a voltar a comprar.

O princípio do funil de vendas também é eficaz na retenção de usuários, pois faz com que eles se aproximem da marca de forma orgânica.

Por outro lado, o Flywheel é muito mais proativo e “agressivo” nas campanhas de marketing, fidelização e satisfação do consumidor de atuador pneumático.

Sem ponto final

Sem dúvida, esta é a grande mudança que levou ao nascimento do Flywheel nas estratégias de Inbound Marketing.

Anteriormente, o ponto final era quando um usuário comprava determinado produto ou serviço, pois o objetivo dessa abordagem era conduzi-lo a essa conversão.

A partir de agora, o Inbound passou a ser um ciclo contínuo, além de atrair novos, também tentar atrair clientes já conquistados.

Como colocar o Marketing Flywheel em prática

Ao contrário de um funil de vendas tradicional, o Flywheel é mais do que apenas produzir conteúdo em um site e vinculá-lo ao Google.

Temos que ir mais longe. Esta estratégia passa por partilhar o material e testá-lo em diferentes canais populares, como redes sociais e blogs, permitindo encontrar novos públicos e aumentando sempre a audiência.

Por se tratar de um conceito de longo prazo, paciência e persistência são fundamentais para o sucesso. Saiba o que fazer para ser bem sucedido com essa prática.

Produza conteúdos relevantes

Um dos pilares do Flywheel é criar conteúdo que atenda às expectativas da pessoa. Então, libere sua criatividade e tire todas as dúvidas sobre a terceirização de limpeza nos materiais.

Essa é uma das formas mais assertivas de estreitar o relacionamento com os clientes, pois os temas serão personalizados para atender às necessidades, gerando confiança ao fornecer feedback sobre a adoção ou não.

Não se esqueça de respeitar cada passo do cliente na criação de conteúdo.

Desenvolva uma cultura de feedback

Aqui, saiba que nem todos os comentários serão positivos. Mas as críticas são importantes porque lhe dirão onde a comunicação está funcionando e o que precisa ser mudado.

O público-alvo busca informações sobre produtos e serviços de diversas maneiras. 

Mesmo que sua marca já seja bem conhecida e confiável no mercado, as experiências cotidianas também são importantes.

Os consumidores da manutenção de nobreaks associam experiências reais às opiniões dos clientes. 

Por isso, deve existir uma equipe disponível para atender às necessidades dos clientes e responder às questões deles, como um portal de atendimento.

Nesse caso, aposte no treinamento para ter funcionários prontos para diferentes canais como:

  • Chat;
  • E-mail;
  • WhatsApp; 
  • Redes sociais.

É um ótimo método para estreitar o relacionamento com os consumidores. Para promover e alcançar novos clientes em potencial, o ideal é priorizar depoimentos de clientes sobre sua marca.

Avalie sua presença no Google

A mídia paga é líder do setor em marketing e essencial para alcançar bons resultados. 

Por isso, pratique uma boa experiência do cliente nos buscadores, garantindo a melhor classificação para o seu conteúdo, aliando aos anúncios, quando necessário.

No caso da experiência junto ao site, alguns cuidados que devem ser observados incluem:

  • Carregamento lento;
  • Adaptação para versões mobile;
  • Recursos visuais;
  • Links externos.

Inclusive, cabe ressaltar neste ponto que as estratégias de SEO estão entre os elementos mais influentes para alcançar um rankeamento expressivo para o blog da empresa de alpinismo industrial.

Otimize a comunicação

O consumidor deve estar no centro da estratégia, por isso fortalecer esse relacionamento faz toda a diferença.

Aqui, o Flywheel pode ajudar ao agilizar o atendimento ao cliente, evitando problemas entre usuários e colaboradores.

Isso pode ser feito de várias formas, seja com chatbots, pesquisas de satisfação, e-mail marketing e muito mais.

Vale apostar no atendimento pós-venda, que estimulará o relacionamento contínuo entre a empresa e o cliente.

Como medir os resultados do Marketing Flywheel?

Agora que você conhece alguns bons métodos para usar este método, é hora de entender em detalhes como medir os resultados dele. Aqui, dividiremos o processo em etapas para cada ponto da jornada de compra, confira.

Atrair

É hora de usar seus recursos para criar material relevante que seja, de fato, direcionado às pessoas certas, como blogs, webinars e campanhas. 

A dica é agregar valor para colher resultados no futuro.

Para avaliar o resultado, a métrica a ser utilizada é o tráfego mensal do site de torres de resfriamento de água.

Envolver

Esse é o momento de criar e aprimorar o relacionamento com os clientes, em torno de soluções propostas que atendam às expectativas de todos eles.

Uma boa dica é oferecer aos usuários uma versão gratuita de um produto ou serviço para eles experimentarem antes de comprar.

Isso pode parecer simples, mas certamente fomenta uma relação de confiança, necessária para fidelizar o usuário.

Para verificar se é viável, basta analisar o comportamento do consumidor durante e após a compra.

Encantar

Finalmente, chegamos ao ponto em que garantir um atendimento impecável ao consumidor é um ato de sucesso para atingir o objetivo.

Nesse caso, devem ser realizadas pesquisas de satisfação pós-venda para avaliar se a prática está atendendo às expectativas.

O Marketing Flywheel promete mais conversões e mais clientes fiéis. Tudo o que uma marca bem sucedida precisa para se manter em voga no mercado.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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