Receba Nossa Newsletter
de Conteúdos

Buscar

Empreendedorismo de Impacto: você sabe o que é?

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais, não é segredo para ninguém, mas o que pouco se fala é sobre empreendedorismo de impacto social e a importância que ele tem.

O que é um empreendedor de impacto?

Pode-se dizer de uma forma bem clara e simples, que um empreendedor de impacto é uma pessoa que tem a intenção de solucionar um problema social através do seu próprio negócio.

Mas devemos deixar claro que o empreendedorismo de impacto não se trata apenas de filantropia. O empreendedor, como qualquer outro dono de seu próprio negócio, precisa lucrar, a diferença é que a lucratividade e o impacto social, são tão importantes quanto.

A maior grandeza de tudo isso são pessoas trabalhando em prol de pessoas e com o intuito de fazer com que nossa sociedade seja cada vez melhor.

Qual a função de um empreendedor de impacto?

Essa ideia surgiu para que o empreendedor possa suprir as necessidades que não conseguem ser supridas pelo Estado, fazendo assim, com que a população mais vulnerável seja atendida.

A vantagem de tudo isso é que além do retorno financeiro que o empreendedor recebe, é possível disponibilizar informação, cultura, profissionalização, contribuindo para o bem-estar da sociedade.

E quais as características que este empreendedor possui?

Segundo um estudo realizado e publicado na revista FAE, as principais características são:

Atitudes

Esse fator é o que vai conseguir impulsionar o negócio e é imprescindível que tenha as seguintes posturas:

  • Amar o que faz;
  • Ser ético;
  • Agir com transparência e profissionalismo;
  • Ter determinação;
  • Ser leal e comprometido de acordo com sua missão;

Habilidades

Assim como qualquer outro empreendedor é muito importante desenvolver algumas habilidades para praticá-las e aplicá-las em seu negócio e, não seria diferente no negócio de impacto, veja abaixo algumas habilidades que esses empreendedores precisam possuir:

  • Criatividade
  • Senso crítico 
  • Agilidade
  • Visão clara
  • Iniciativa
  • Objetividade

Competências

As principais competências para que um empreendedor de impacto tenha um ótimo desempenho são:

  • Ser resiliente
  • Motivar pessoas em prol dos mesmos objetivos 
  • Conseguir entender e interagir com diversos segmentos da sociedade
  • Ser visionário
  • Possuir solidariedade
  • Sensibilidade 
  • Saber correr riscos

Conhecimento

Por último e com certeza não menos importante, alguns dos conhecimentos necessários para que um empreendedor de impacto esteja sempre à frente são:

  • Saber aplicar soluções empresariais que resultam em melhoria nos problemas sociais 
  • Gerenciar empresas e pessoas
  • Identificar oportunidades de negócios e fazer bom proveito das mesmas

E quais os benefícios que esse empreendimento proporciona?

O diferencial desse tipo de empreendimento é que além de proporcionar benefícios para si mesmo, também beneficia uma parte da  sociedade, trazendo uma certa satisfação e realização pessoal e também profissional.

Veja abaixo 3 benefícios:

1.Trabalhar com o que realmente gosta

É fato que se torna muito mais prazeroso trabalhar com aquilo que se ama e por esse fator, se torna um dos primeiros benefícios.

Como já dito outras vezes acima, o empreendedorismo de impacto, visa trazer melhorias para a sociedade, certo? Mas essa questão vai muito além disso e vou te explicar o porquê.

Inúmeras pesquisas realizadas apontam que ajudar o próximo, além de ser uma atitude linda e nobre, melhora nossa própria saúde. 

Participantes de um estudo foram convidados a praticar cinco atitudes de generosidade e gentileza, uma vez por um dia, dentro do período de seis semanas e foi mostrado um aumento de bem-estar comparado ao grupo de controle.

O autor do livro “O poder curativo de fazer o bem: os benefícios espirituais e a saúde em ajudar os outros”, Allan Luks, realizou entrevistas com 3 mil voluntários com o intuito de entender o bem que atitudes solidárias causam para a saúde mental, emocional e física. 

Allan Luks, pode notar uma clara relação em ter boa saúde e ajudar os outros. Essa pesquisa mostrou que os entrevistados tiveram um grande aumento na sensação de bem-estar após realizadas algumas ações filantrópicas. Apresentaram redução em níveis de estresse e, consequentemente, maior equilíbrio emocional.  

Inúmeras pessoas descreveram sentir um sentimento de euforia, energia renovada, seguida por uma calma profunda, após realizarem uma ação generosa. O mais curioso foi o fato de que algumas dessas pessoas, apontaram melhora em vários problemas de saúde como: úlceras, dores de cabeça e nas costas, insônia, gripes, resfriados e até mesmo depressão.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Stephen G. Post, cita que: ajudar os outros tira o foco de nossas próprias mentes e nossas próprias emoções, permitindo que a mente deixe para trás sintomas de ansiedade e pensamentos negativos.

Mesmo quando ajudamos o próximo com ações externas, nossas emoções ao longo do tempo tendem a mudar e se tornam como um ciclo vicioso. Você ajuda, se sente bem com essas ações e passa a ajudar com mais frequência por saber dos benefícios que estes atos proporcionam.

2. Solução de problemas e transformação de vidas

Certamente um dos pontos mais gratificantes do empreendedorismo de impacto é a solução de problemas sociais e a possibilidade de transformação e melhora na qualidade de vida de determinadas pessoas.

3. Contribuir para a redução da desigualdade social

Por último, mas não menos importante, contribuir para que as pessoas consigam ter fácil acesso a produtos e/ou serviços que antes não seriam possíveis, é um ponto muito importante a ser lembrado.

Segundo dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2020 o Brasil caiu cinco posições em ranking de qualidade de vida, passando do 79º para o 84ª, entre 189 países.

Com uma desigualdade social tão grande como a que estamos vivendo, o intuito é unir a ideia de ganhar dinheiro e criar um negócio que faça a diferença no mundo. Desde abrir uma escola em bairros mais afastados, como abrir uma academia com preços mais acessíveis, por exemplo.

Tornar acessível serviços que para a maioria de nós é comum, mas que para outros é algo tão distante da realidade, é sem dúvidas, um trabalho muito nobre e recompensador.

Vale lembrar que negócios que tem como propósito gerar impacto social positivo, acabam alavancando o desenvolvimento do mercado ao seu redor, dessa forma, ambos os lados conseguem sair beneficiados. 

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas noticias preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Marketing Digital, Tecnologia, Empreendedorismo e muito mais