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E-commerce e marketplace em 2021: como garantir o sucesso do seu negócio digital

Estar presente no comércio digital se tornou fundamental para muitas empresas, devido a vasta quantidade de benefícios que este canal pode proporcionar.

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Estar presente no comércio digital se tornou fundamental para muitas empresas, devido a vasta quantidade de benefícios que este canal pode proporcionar.

O e-commerce no Brasil cresceu muito com a pandemia da Covid-19, segundo dados da  Synapcom, que é responsável por gerenciar as operações de e-commerce no Brasil e na América Latina, as compras on-line cresceram 672% no Norte, 671% no Nordeste, 611% no Centro-Oeste, 513% no Sudeste e 372% no Sul, isso só no primeiro trimestre de 2021.

O que é um e-commerce e quais as vantagens que possui? 

E-commerce traduzido para o português, quer dizer “comércio eletrônico” e nada mais é que a realização de compra e venda de produtos ou serviços pela internet.

Esse modelo de negócio por ser on-line, traz inúmeros benefícios, tais como:

  • Ter um canal de vendas disponível 24 horas;
  • Alcançar um público-alvo maior;
  • Facilitar a divulgação do negócio;
  • Possuir alcance de qualquer lugar do mundo;
  • Automatizar o processo de vendas.

O que é marketplace?

O marketplace oferece uma plataforma que possibilita a várias empresas venderem seus produtos, como: Mercado Livre e OLX, por exemplo.

Esse método muitas vezes acaba sendo mais atraente para os lojistas, pois é mais fácil gerenciá-lo, tendo em vista que a estrutura está pronta, basta cadastrar seus produtos e começar a vendê-los.

As melhores estratégias para conseguir sucesso no seu negócio digital

Agora que já sabemos o que é e-commerce e marketplace, vamos falar sobre algumas dicas que são cruciais para garantir o sucesso do seu negócio on-line.

1. Entenda o mercado e seu público-alvo

Por mais óbvio que pareça, esse é um dos pontos mais importantes e precisa ser ressaltado. Dificilmente você abriria uma loja de sorvetes em um lugar que faz muito frio, por exemplo. As chances de um negócio como esse dar certo, são muito maiores se abertas em lugares em que as temperaturas são mais altas.

É muito importante estudar o mercado em que deseja atuar e quais serão seus concorrentes, dessa forma, será muito mais fácil oferecer seus produtos de forma personalizada para seus clientes.

2. Investir em marketing de conteúdo 

É uma estratégia com grande potencial para alavancar seu negócio digital e o primeiro passo é definir sua persona, ou seja, que tipo de produtos e para quem.

Uma loja online de maquiagem vai dialogar de uma forma diferente e com um público diferente do que conversaria com uma loja de roupas masculinas, por exemplo.

Para definir sua persona, você deve literalmente idealizar uma pessoa, com informações como: idade, gênero, profissão, hobbies e estilo de vida, entre outras. Assim, fica muito mais fácil produzir conteúdos eficientes e altamente direcionados para as pessoas que você deseja.

Entenda sobre as diferenças de público-alvo e persona nesse outro post aqui!

Outra dica muito importante é a definição de pautas e do calendário editorial. É indispensável que os conteúdos produzidos estabeleçam uma conexão com o usuário, podendo assim, se tornar um cliente fiel de sua empresa.
O calendário de conteúdo é muito importante para definir a frequência das publicações, isso vai facilitar a organização e vai trazer uma constância resultando no interesse do usuário, para que ele volte mais vezes e, consequentemente, aumente suas vendas.

3. Fidelizar clientes

Essa estratégia, apesar de não ser exclusiva para e-commerce, acaba sendo muito mais prático usar no ambiente virtual.

Logo após o cliente finalizar uma compra, ele pode receber um cupom de desconto em seu e-mail, para usar na próxima compra, por exemplo.

Além de melhorar a satisfação do cliente, ele sente que foi mais valorizado e que recebeu mais valor agregado em sua compra.

4. Experiência do cliente

É de suma importância que o cliente tenha uma ótima experiência ao visitar sua loja virtual e então, realizar a compra, mas como faço isso?

Antes de mais nada, é preciso investir na plataforma, afinal, esse é o meio que fará seu e-commerce existir.

O cliente precisa ter uma excelente experiência, principalmente para quem faz compras através de seus smartphones, segundo dados da CDL e SPC Brasil, a maior parte das compras feitas on-line, são realizadas através de algum aparelho celular.

5. Meios de pagamento

Após definir sua persona, ter feito sua plataforma da melhor forma possível, realizar o planejamento das pautas e do calendário editorial, para seu e-commerce ter sucesso, falta transformar os acessos em vendas.

As formas de pagamento, se escolhidas de maneira correta, pode se tornar seu principal aliado, mas afinal, como eu faço isso? 

O primeiro passo é oferecer diversas formas de pagamento, assim seu cliente pode decidir a forma de pagamento que se sinta mais confortável.

Outra coisa muito importante é a estabilidade que seu site proporciona, é de extrema importância se atentar a esse fator.

6. Inovação

Já realizei todas as etapas de forma correta e agora, qual o próximo passo?

Inovar seus produtos dentro do site, criando categorias sazonais, como: Dias das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, por exemplo.

Dessa forma, as categorias ficam agrupadas de forma que o intuito seja presentear alguém especial. Além desse método facilitar muito a navegação do cliente, pode ajudá-lo a encontrar de forma mais rápida e eficiente o presente que deseja, mesmo que ainda não tenha em mente o que irá comprar. 

Investir em pós-venda

Engana-se quem acha que o trabalho foi finalizado ao realizar uma venda. Depois de  colocar em prática todos os passos acima, é hora de se preocupar com o pós-venda, esse é um passo fundamental para construir uma boa imagem do seu negócio.

Manter o foco no cliente, significa proporcionar a melhor experiência para que seus consumidores queiram fazer futuras compras em seu site, proporcionando assim, uma certa autoridade do seu negócio.

Uma forma simples, mas que faz toda a diferença, é manter o cliente informado sobre a entrega do seu produto, afinal, quem não fica ansioso para receber o produto que comprou, não é mesmo?

É de extrema importância se colocar no lugar do consumidor e assim, fazer com que seu cliente seja tratado da melhor forma possível.

Depois do produto ter sido entregue ou o serviço ter sido finalizado, é fundamental construir um relacionamento. Mandar um e-mail agradecendo pela compra ou até mesmo oferecer um cupom de desconto, como dito anteriormente.

O grande intuito é superar as expectativas do seu cliente, podendo assim, fidelizá-los e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

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