Receba Nossa Newsletter
de Conteúdos

Buscar

Desenvolvimento de Software: O guia completo para escolher uma empresa

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Uma dúvida muito frequente entre empreendedores que estão dando início ao seu negócio, é escolher uma empresa que realize serviços de desenvolvimento de software.

Para definir qual empresa escolher para desenvolver seu software é sempre bom entender o processo que levará até atingir seu objetivo.

O que é desenvolvimento de software?

Segundo a IBM (International Business Machines Corporation), o desenvolvimento de software está relacionado a atividades no campo da ciência da comunicação voltadas à criação, manutenção, suporte de programas e aplicativos.

O desenvolvimento de um software, é um processo bastante complexo que envolve profissionais que exerçam a função de programador e desenvolvedor.

O programador faz um trabalho mais operacional, é quem escreve o programa e tem um grande conhecimento sobre as linguagens de programação.

As atribuições de um programador são testar e corrigir erros, escrever códigos e, claro, colocar em prática as atividades do projeto solicitadas pelo desenvolvedor.

O desenvolvedor, pode-se dizer, que tem uma função mais ampla e estratégica, comparado ao programador.

Antes de qualquer coisa, é importante que o desenvolvedor entenda quais são as necessidades do cliente e o que ele tem em mente a respeito do software. Todo esse processo é pensado junto ao cliente, o que pode ser feito, qual funcionalidade e todos outros detalhes técnicos.

Veja abaixo alguns passos que são imprescindíveis para a criação de um bom software:

Reunião com o cliente

Como dito acima, alinhar as expectativas do cliente com o desenvolvimento do software é importantíssimo. Entender qual o objetivo final, os valores, qual público deseja ser alcançado e saber qual a proposta que o cliente deseja passar é muito importante. 

Na primeira reunião é possível definir qual o valor a ser investido, os prazos de entrega do projeto e as expectativas do cliente para o projeto final.

O próximo passo é pensar como será feito o desenvolvimento do software, fazendo as escolhas das tecnologias que serão utilizadas.

Dando início ao desenvolvimento

A próxima etapa é onde se define a arquitetura que funcionará o sistema, representando os componentes solicitados. Esse processo servirá como um norte durante todo o processo de construção do software.

Reunião de planejamento e feedback

Após o projeto ter sido iniciado, é de suma importância que sejam realizadas algumas reuniões com a equipe para que possam ter um melhor desempenho e acompanhamento dos processos.

Além disso, o cliente pode ser incluído em alguma dessas reuniões, para que ele fique por dentro de tudo que está sendo feito e tenha em mente como o projeto final ficará.

Cadeia de processos e testes

A cadeia de processos serve como um guia para dar andamento ao projeto de desenvolvimento. Nesse processo, as etapas são realizadas da seguinte forma: tarefa, em andamento, teste, pronto, homologação e por fim, produção.

Testes

O intuito desta parte do processo é a verificação de como cada funcionalidade está sendo desenvolvida dentro do software. Dessa forma, é possível encontrar erros e informações relevantes que ajudarão a serem corrigidos, fazendo assim, com que o projeto tenha um melhor desempenho.

Finalização do projeto

Nessa etapa, é preciso levar em consideração a prática da integração contínua. Ela quem torna a integração mais eficaz dos códigos, tornando mais fácil detectar possíveis bugs e corrigi-los.

Após este processo, vem a parte da homologação que é onde o software será finalmente utilizado e verificado. Para avaliar se o desempenho das funções estão saindo de acordo com o que foi planejado e requerido, um grupo de usuários terá acesso ao produto.

Por fim, o software é colocado em produção, sendo finalmente implementado para os usuários finais.

Como escolher uma empresa para desenvolver meu software?

Agora que já vimos como é realizado cada processo da parte de desenvolvimento de um software, vamos às dicas de como escolher uma empresa para realizar seu projeto.

Contratar uma empresa que desenvolva software pode ser muito mais vantajoso do que fazer a contratação de uma equipe interna, por exemplo. Contratar alguém que realize estes serviços, faz com que você não desvie seu core business.

Antes de escolher a empresa ideal, é importante pensar que você busque por empresas que correspondam ao que você idealiza e de fato precisa.

Veja abaixo cinco dicas de como escolher a empresa ideal de desenvolvimento:

1. Análise a empresa

Contratar uma empresa que disponibilize um serviço de outsourcing é muito viável, pois, esta ferramenta é uma solução específica e que pode ser realizada sem afetar a produtividade da equipe interna. Com o serviço de outsourcing, algumas despesas podem ser poupadas, uma vez que não é necessário a contratação de novos colaboradores, levando assim, maior produtividade e qualidade no resultado final.

2. Fique atento ao contrato

Manter diálogo com a empresa de desenvolvimento é muito importante para alinhar se os termos fazem sentido tanto para a pessoa que está contratando estes serviços, quanto para a empresa que está realizando os mesmos.

3. Transparência na comunicação

Como dito acima, manter diálogo é imprescindível para que todo o processo saia conforme o planejado. Empresas que visam sempre manter uma comunicação e manter o cliente por dentro de tudo que está acontecendo no projeto é muito importante.

A empresa que está oferecendo o serviço, deve manter total transparência, estando disposta a esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

4. Não entender apenas de tecnologia

Uma das partes fundamentais de entregar um serviço de qualidade é entender quais as melhores tecnologias que são utilizadas em seu mercado e quais são seus concorrentes. Uma empresa que busca se manter atualizada em relação ao segmento em que seu cliente atua, com certeza entregará ótimos resultados, fazendo com que seu cliente se destaque.

5. Entregas

Procure sempre encontrar empresas que não foque somente em prazos e sim, em entregar um produto final de qualidade. Algumas empresas pensam que  entregar o software de uma forma mais rápida, vai deixar o cliente feliz e satisfeito, mas, fazendo isso, estará sujeito a cometer muito mais erros na execução do serviço prestado, deixando assim, o cliente frustrado e insatisfeito.

Ao escolher a empresa que realizará seu projeto, é importante que os profissionais entendam o que você deseja e quais suas necessidades, oferecendo assim, os melhores serviços a você e sua empresa. 

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas noticias preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Marketing Digital, Tecnologia, Empreendedorismo e muito mais