Receba Nossa Newsletter
de Conteúdos

Buscar

Criar um site próprio ou contratar uma plataforma?

Desenvolvimento de aplicação web no laptop

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Se você deseja destacar seu negócio, é muito importante criar um site, afinal, as pessoas buscam no Google quando procuram por algum produto ou serviço. Sem um site próprio, dificilmente as pessoas saberão que seu negócio existe.

Atualmente, existem diversos serviços especializados que auxiliam na criação do seu site, mas você já se perguntou o que é mais vantajoso para sua empresa?

Continue lendo o artigo e saiba qual a forma mais vantajosa para que você possa criar um site para seu negócio.

Por que seu negócio precisa de um site?

Como dito acima, quando alguém pretende realizar uma compra, é comum que faça buscas e pesquisas no Google, por exemplo, para sanar dúvidas e ler avaliações de determinado produto ou serviço, para saber se a compra vale a pena de fato ou até mesmo se a loja é confiável.

Ter um site é uma forma de expor seus produtos e serviços em uma espécie de vitrine virtual, atingindo consumidores e mantendo relação com seus clientes, mostrando as visões, valores, diferenciais e tudo que seu negócio tem para oferecer.

Quais são os tipos de sites?

Você está pensando em como criar um site para seu negócio, mas não sabe qual a opção ideal? Vem como que te explico.

Conhecer as diferenças tipos de sites, é importante e o primeiro passo a ser dado para que possa aplicar sua estratégia de marketing.

Veja abaixo os tipos de sites:

  1. Site institucional

Mesmo com redes sociais, o site institucional é para as empresas que têm como objetivo “se mostrar” para o público, promovendo sua marca.

Nesse tipo de site, é preciso adicionar todas as informações de sua empresa e as formas de contato, para que o usuário consiga ter fácil acesso para se comunicar com você.

  1. E-commerce

Se você tem uma loja, certamente irá criar um site de vendas, que possibilitará seus clientes e futuros clientes a olharem seus produtos ou serviços com mais facilidade e praticidade.

Para criar um site para sua loja virtual, é fundamental que o mesmo tenha páginas de pagamento, facilitando a compra dos itens de sua loja.

Mas, vale lembrar que esse tipo de site requer uma atenção dobrada, já que se torna necessário realizar atualizações de produtos, estoques, preços, entre outras informações.

  1. Blog

Através dos blogs, é possível realizar publicações de conteúdo de interesse do seu público-alvo. Esse tipo de site, tem como estratégia o marketing de conteúdo e, quando feito da maneira correta e contínua, possibilita que sua página seja encontrada com mais facilidade através dos mecanismos de busca.

Criar um blog é importante para qualquer negócio, pois acaba criando uma relação com o público, aumenta seu tráfego e conhecimento da marca, gera oportunidades de vendas e muitos outros benefícios.

  1. Landing Page

Landing Page é uma página externa do site e tem como objetivo a conversão. Você pode oferecer materiais gratuitos, como por exemplo e-books e, ao realizar o download desses materiais, o usuário disponibilizará suas informações pessoais, bem como: nome, e-mail e telefone, informações essas, que poderão servir para realizar o disparo de e-mail marketing.

Dessa forma, seu negócio ganha um cliente em potencial. Mas, para isso, é necessário adicionar um botão CTA, para que o usuário seja redirecionado para a página de conversão. 

Aplicação web em diferentes plataformas

Qual a melhor plataforma?

Agora que você já sabe o porquê de sua empresa precisar ter um site e quais são alguns dos tipos desses sites, você deve estar se perguntando qual a melhor plataforma para essa criação, não é mesmo?

Hoje em dia, existem diversas opções de plataformas no mercado para criar um site

Abaixo, separei algumas das plataformas mais conhecidas. Confira:

Wix 

O Wix é uma das plataformas mais bem avaliadas do mundo. A plataforma oferece páginas otimizadas para SEO, além de ferramentas bastante intuitivas para deixar tudo do jeito que você preferir.

Para criar um site através do Wix, não é necessário conhecimento em programação, pois você só irá precisar escolher o modelo que mais te agrada e editá-lo para que fique com a cara do seu negócio.

No Wix também é possível editar a visualização de acordo com os dispositivos móveis, fazendo com que a experiência do usuário que acessa o site através de seu smartphone, seja muito satisfatória.

A plataforma possui duas opções, a opção gratuita e a opção profissional. Com a opção profissional, você consegue ter domínio personalizado, hospedagem grátis, certificado SSL, análise de estatísticas e muitos outros benefícios. Através do Wix, também é possível escolher entre três planos para negócios e quatro planos pessoais.

Mesmo na opção gratuita, a plataforma já oferece tudo que é necessário para a criação de um site funcional.

WordPress

Diferente do Wix, o WordPress necessita um certo conhecimento técnico, pois a plataforma é um software de códigos que precisam ser alterados.

Mesmo sendo necessário conhecimento técnico por conta dos códigos, na plataforma, também é possível escolher temas disponíveis e realizar alterações, assim como no Wix.

Um dos pontos de mais destaque nessa plataforma, são as diversas quantidades de extensões que podem ser utilizadas em suas páginas.

Essa plataforma também oferece opções pagas, que consistem em ter seu domínio próprio, mais opções de customização, hospedagem VIP e ferramentas de segurança. Essas cobranças são feitas de forma anual.

Também é possível  fazer download do aplicativo, no qual é possível monitorar seu site através de ferramentas de gerenciamento oferecidas pela plataforma. Com o uso do aplicativo, também é possível realizar publicações em sua página, mesmo não estando próximo a um computador.

HostGator

A plataforma é conhecida por seus serviços de hospedagem, mas também é possível criar sites através do HostGator.

Assim como nas opções anteriores, o HostGator é de fácil manuseio e sua interface é bem simplificada e intuitiva. A plataforma oferece mais de 200 temas para a criação do seu site de maneira rápida e fácil.

O HostGator oferece um ano de domínio gratuito para seus novos usuários, além de oferecer suporte durante 24 horas e formulários de newsletters.

Com a plataforma, também é possível fazer integrações das redes sociais do seu negócio e do Google Maps 

Assim como nas demais plataformas, o HostGator oferece planos pagos para que você possa escolher o plano que melhor se encaixa nas suas expectativas e no seu orçamento.

Contratar um profissional de desenvolvimento 

Contratar profissionais qualificados para realizar a criação do seu site, pode sair mais caro se comparado a contratação de uma plataforma pronta, mas existem inúmeros benefícios, tais como:

  • Economia do seu tempo, já que alguém estará 100% dedicado ao seu projeto;
  • Site profissional do jeito que você sempre sonhou e do jeito que seu negócio merece;
  • O profissional entenderá exatamente o que você busca e deseja, afinal, serão realizadas algumas reuniões para que seja discutido as coisas que precisarão ser feitas;
  • Todas suas dúvidas serão sanadas pelo profissional;

Escolher um desenvolvedor web é recomendado para quem deseja de fato investir em um serviço personalizado, pensado especialmente para você e para sua empresa.

A Definitiva Digital possui profissionais altamente qualificados que já realizaram diversos projetos. Fale com nossa equipe e garanta que sua empresa tenha um site profissional do jeitinho que sempre sonhou.

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas noticias preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Dashboard inbound marketing e marketing de conteúdo
Empreendedorismo

Diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing

Se você não sabe a diferença entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e como essas estratégias podem ser aplicadas juntas para garantir bons resultados ao seu negócio, então esse artigo é para você

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Marketing Digital, Tecnologia, Empreendedorismo e muito mais