Receba Nossa Newsletter
de Conteúdos

Buscar

Como escolher as plataformas certas de marketplace para seu negócio

Compra online com cartão
As compras on-line crescem dia após dia e que a maior parte dessas compras são realizadas através de marketplaces.

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Não é segredo para ninguém que as compras on-line crescem dia após dia e que a maior parte dessas compras são realizadas através de marketplaces. Por isso, é muito importante que quem tenha e-commerce, também passe a fazer parte dos canais de marketplaces.

Continue a leitura para saber as dicas que separamos para seu negócio.

Por que marketplace?

Um dos principais fatores para apostar em vendas no marketplace, é o crescimento que esse mercado vem apresentando, além de vários benefícios que esse canal proporciona.

Como já citei nos artigos anteriores, o marketplace oferece muito mais visibilidade para seus produtos, quando comparado aos e-commerces, portanto, se você deseja aumentar seu número de vendas e de clientes, essa é com certeza uma ótima opção. 

Quando optar por marketplace?

Como já mencionei acima, os marketplaces têm a vantagem de receber mais visibilidade, fazendo com que o faturamento do seu negócio aumente. Portanto, essa é uma ótima estratégia para quem possui um nicho definido e tem experiência no mesmo.

Ao lançar um marketplace, é necessário que o empreendedor entenda sobre gestão, pois precisará criar estratégias para divulgação e vendas.

Em qualquer marketplace que você decida escolher para seu negócio, você precisará fazer a gestão dos seus produtos de forma geral, como emitir notas fiscais, por exemplo. Portanto, antes de tomar essa decisão, é preciso que você entenda alguns pontos, como por exemplo, criar anúncios, cadastrar produtos, gerenciar pedidos, gerar etiquetas, emitir notas fiscais eletrônicas, enviar dados de rastreio e se preocupar em fazer as entregas nas datas que foram combinadas, evitando que gere frustração no consumidor.

Parece muita coisa, mas não se assuste, é possível fazer tudo isso de forma bem simples quando utilizado um sistema ERP.

Desvantagens do marketplace

Apesar das vantagens apresentadas acima, é preciso falar também das desvantagens, como por exemplo, a grande concorrência dentro das plataformas. Por isso, algumas plataformas cobram um valor um pouco maior para que seus produtos sejam destacados.

Outro ponto, é o fato de que diversos marketplaces cobram um valor por transação realizada na plataforma, para que você obtenha um bom faturamento, seus custos precisarão ser aumentados também.

Como escolher o melhor marketplace

Mas você deve estar se perguntando qual a melhor plataforma para seu negócio, não é mesmo? Para fazer a escolha certa, é preciso analisar alguns pontos essenciais, veja abaixo:

1. Público-alvo 

O primeiro passo e um dos mais importantes, é analisar o público-alvo, afinal esse é o ponto que definirá o sucesso de suas vendas.

Procure saber quais são os produtos mais vendidos em determinados marketplaces, por exemplo, a Magazine Luiza tem o maior número de pessoas que buscam por eletrodomésticos. Se você anunciar seu produto em plataformas que não tem como foco o mesmo segmento que o seu, muito provavelmente você não terá sucesso em suas vendas.

2.  Entenda sobre o gerenciamento de vendas

É muito importante saber como funcionam os gerenciamentos de vendas das plataformas que você deseja utilizar.

Uma forma muito eficaz, que facilita muito a vida do empreendedor que está presente em várias plataformas ao mesmo tempo é o sistema ERP, como citado anteriormente e que inclusive já foi citado também aqui no blog sobre como esses sistemas funcionam.

Quando você passa a entender a plataforma e usa um sistema ERP, as chances de dar algum erro diminuem muito.

3. Investimento

Quando for escolher as plataformas que deseja anunciar seus produtos, calcule todo o valor necessário que será preciso para investir.

Fazendo esses cálculos e analisando o mercado, você evitará prejuízos e terá muito mais controle sobre seus gastos.

4. A reputação importa

Pode parecer bobagem, mas a reputação do marketplace importa e muito. Pensa comigo, se você anuncia seus produtos em uma plataforma que os clientes falam mal e não indicam, automaticamente afetará seu negócio, pois, seus produtos estarão veiculados através dessas plataformas.

É muito comum que as pessoas pesquisem e leiam comentários sobre determinado site e produto ao decidirem realizar uma compra. Portanto, anuncie seus produtos em plataformas que sejam bem avaliadas.

5. Tecnologia

Observe se a plataforma escolhida possui estabilidade de navegação, se é responsivo, isso é, se a plataforma se adequa aos celulares, tanto quanto nos computadores e notebooks, afinal, estudos apontam que o Brasil é um dos países que mais faz uso de dispositivos móveis para a realização de compras on-line.

Isso tudo faz muita diferença para a experiência do usuário. Quando o site não funciona bem, dificilmente o consumidor sentirá vontade de realizar uma compra.

6. Taxas

Ao escolher um marketplace, deverão ser analisadas as taxas de serviços e o quanto elas podem causar impacto no preço final do produto. Taxas muito altas, podem prejudicar e atrapalhar suas estratégias de vendas.

O pagamento que o empreendedor tem com os marketplaces, são pela instalação do negócio dentro da plataforma e uma taxa referente a cada venda realizada.

Essa etapa é muito importante para que não existam futuros problemas.

O que mais devo analisar para escolher a plataforma ideal?

Antes de tomar qualquer decisão, é importante que você avalie todos os recursos e funcionalidades que o sistema oferece.

Veja abaixo mais alguns itens que você precisa se atentar:

Estratégias de SEO

É importante que a plataforma permita que sejam aplicadas técnicas de SEO, pois, essa técnica funciona como motores de busca, portanto, seus produtos serão encontrados com mais facilidade por seus consumidores.

Custo-benefício

De nada adianta escolher a plataforma com o preço mais em conta, se não analisar o custo-benefício que essa plataforma oferece e se ela será capaz de atender todas as suas necessidades.

Agora que vimos as vantagens, desvantagens e todos os pontos que são necessários para que você obtenha sucesso nos canais de marketplaces, já decidiu qual a plataforma que melhor te atende?

Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro dos assuntos de e-commerce, marketplaces, desenvolvimento web, marketing digital e muito mais!

Increva-se em nossa Newsletter

Receba nossas noticias preenchendo o formulário abaixo

Posts Relacionados

Dashboard inbound marketing e marketing de conteúdo
Empreendedorismo

Diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing

Se você não sabe a diferença entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e como essas estratégias podem ser aplicadas juntas para garantir bons resultados ao seu negócio, então esse artigo é para você

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Marketing Digital, Tecnologia, Empreendedorismo e muito mais