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Como construir uma identidade visual de sucesso

A forma mais adequada para garantir um trabalho de qualidade na hora de desenvolver a identidade visual de uma marca, é contar com uma agência especializada.

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Quando o assunto é comunicação corporativa, uma série de aspectos devem ser considerados. O desenvolvimento da identidade visual é o princípio para que todas as outras ações das estratégias de marketing sejam executadas com qualidade, garantindo assim, excelentes resultados.


Uma identidade visual forte, gera à marca mais visibilidade, o que atrai maior relevância, fazendo com que a empresa se consolide no mercado.

Mas o processo para criação de uma identidade visual, vai muito além do desenvolvimento de um logotipo. Por trás, há muito planejamento que deve ser considerado e realizado.

Preparamos esse artigo para que você possa ter um maior entendimento sobre o assunto. Ao final da leitura, garantimos que você saberá como criar uma identidade visual de sucesso para o seu negócio!

O que é uma Identidade Visual?

Se você pensa que identidade visual se resume ao logotipo da sua empresa, está muito enganado.

O logotipo é um dos pilares, mas a identidade visual de uma marca não se limita apenas a isso.

Vamos definir a Identidade Visual dessa forma:

A identidade visual de uma empresa é o conjunto de itens de design: logotipo, tipografia, gráficos, paleta de cores, imagens utilizadas e alguns aspectos que são intangíveis como, as sensações que a marca quer causar, sua missão, visão e valores.

É a partir dos itens acima que o manual da marca e a identidade visual, são desenvolvidos.

O manual da marca, também conhecido como brandbook, é um documento que orienta o designer para que faça a devida aplicação da marca em materiais gráficos, seja institucionais ou comerciais, site, redes sociais, fachadas, placas, uniformes e todo outro ponto de contato que a marca possui com os stakeholders.

A importância em desenvolver uma identidade visual

O que gera o primeiro impacto no público de uma empresa? A identidade visual.

É através da identidade visual que clientes e potenciais clientes, entendem, mesmo que de uma maneira subjetiva, quais os princípios e valores da sua empresa, assim como a mensagem, a personalidade, o posicionamento e o arquétipo da organização.

Quando queremos causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego ou em uma festa, tomamos todo o cuidado com a forma como nos arrumamos, não é mesmo? Para sua marca, a identidade visual é o que causa a primeira impressão.

Vamos pensar em marcas famosas, como McDonald’s, Nike e Apple: a grande maioria das pessoas é capaz de identificar essas empresas apenas pela logomarca e paleta de cores.

Empresas como essas, não precisam nem usar seus nomes próximos ao design para que o público as reconheça. 

Indo além de grandes cases mundiais, se prestarmos atenção às marcas nacionais, com as quais temos uma relação mais próxima, percebemos que uma boa parcela do público alvo é capaz de saber que um determinado anúncio ou comercial de TV, é da Coca Cola, antes mesmo do nome da marca aparecer.

Mas para construir uma identidade visual de sucesso, é necessário ter alguns cuidados, que vão além de escolher a fonte, cores e formas.

É preciso transmitir nela os diferenciais do seu negócio, e deixá-la bem alinhada à ideia da segmentação de marketing, e ter cuidado em todos os diferentes canais e meios que a marca está inserida.

Entenda as diferenças entre: marca, branding e identidade visual

Os três podem estar dentro do mesmo conceito, mas possuem diferenças entre si.

É comum causar confusão em alguns profissionais e por isso trouxemos uma breve explicação sobre essa diferenciação. Veja abaixo:

Marca

O conceito de marca parte de duas vertentes. A primeira, basicamente, a considera como o logotipo gráfico. Em um conceito mais amplo, é possível definir que a marca é tudo aquilo que representa o negócio, a empresa.

Partindo disso, agregamos à marca o nome da organização, produto, além de sua missão, visão, valores, culturas internas, formas de atender seus clientes, etc.

Branding

Já o branding é um conjunto de elementos e estratégias de gestão que são voltados para o crescimento e consolidação de uma marca.

Os aspectos englobados são: postura, personalidade e a maneira como deseja ser vista por seus clientes.

O branding tem como objetivo gerar sensações positivas e direcionadas para atrair o público alvo certo para o negócio.

Um branding bem trabalhado, torna a marca respeitada, o que faz com que ela seja bem-vista, de um modo que ela seja a primeira coisa a vir à mente do que chamamos de brand-persona.

Identidade Visual

A identidade visual é o conjunto de todos os aspectos que acompanham a empresa, bem como seus produtos e serviços. É aqui onde pensamos em cores, tipografia, conteúdos de comunicação, texturas, ícones, logotipo, mascote, etc.

Uma agência pode ajudar na criação de uma identidade visual de sucesso?

A forma mais adequada para garantir um trabalho de qualidade na hora de desenvolver a identidade visual de uma marca, é contar com uma agência especializada. Isso porque, essas empresas possuem profissionais qualificados e que podem desenvolver com excelência todas as etapas que fazem parte desse tipo de projeto.

Veja abaixo o passo a passo que normalmente as agências seguem para o desenvolvimento de uma identidade visual de sucesso:

Briefing

Essa é a primeira etapa para o desenvolvimento de qualquer projeto.

Em um projeto de desenvolvimento de identidade visual, é nessa etapa que um levantamento sobre a empresa é realizado.

O objetivo aqui, é imergir na cultura da organização, a fim de conhecer seus desejos e valores.

É comum que seja recomendado que os próprios diretores acompanhem o trabalho ao invés de deixá-lo por conta apenas do departamento de marketing.

Definição de personas


Personas são personagens semi fictícios que representam o perfil de clientes reais da empresa.

Ter as personas bem definidas é útil para determinar como e quando direcionar uma estratégia de marketing de maneira mais assertiva. Então, caso a marca ainda não tenha essas personas, isso será feito.

Brainstorming

Um termo que traduzido do inglês para português significa “tempestade de ideias”.

Nada mais é do que uma reunião entre a equipe da agência para alinhar expectativas e discutir soluções para o desenvolvimento da identidade visual do cliente.

Nessa etapa, a equipe utiliza de toda sua criatividade para dar sugestões sem nenhum tipo de limitação. Após essa reunião, o profissional responsável pela execução do projeto reunirá as informações a fim de filtrar as que serão usadas em seu processo criativo.

Definição de tipografia, paleta de cores e estilos

É nessa etapa que as ideias são colocadas no papel. Tudo o que foi planejado antes será colocado em prática. O designer desenvolverá o logotipo, além de apresentar na proposta de marca a paleta de cores, tipografia e estilos de gráficos.

Vale ressaltar que a tipografia é um elemento que deve constar em todos os materiais de comunicação da marca, e não apenas no logotipo.

É exatamente por isso que estudos são realizados para identificar quais fontes combinam e que devem ser usadas em cada situação para a empresa.

Para a escolha da paleta de cor, é feito um estudo chamado psicologia das cores, pois elas são escolhidas de acordo com que cada uma delas representa para que venha de encontro com tudo o que a marca deseja transmitir através da identidade visual.

O azul da Definitiva Digital, por exemplo, transmite otimismo e serenidade.

Desenvolvimento do manual da marca ou brandbook

A última etapa do projeto de desenvolvimento de identidade visual, é a criação do manual da marca. Nesse documento deve constar informações descritivas e ilustrativas sobre como a marca deve ser aplicada, além de todas as formas incorretas de uso.

Alinhamento entre a identidade visual e estratégia de branding desenvolvida

A identidade visual precisa estar alinhada à estratégia de branding que a empresa vem construindo ao longo do tempo. Dessa forma, conflitos de linguagem e de posicionamento são evitados.

Mas caso ainda não exista um trabalho de branding, pode ser necessário contar com o apoio da agência. Assim, ela poderá oferecer o trabalho de design e branding integrados.

Entender como desenvolver uma identidade visual de sucesso e aplicá-la de forma adequada é essencial para que as empresas possam passar uma imagem de seriedade e confiabilidade.

A Definitiva Digital conta com uma equipe especializada em comunicação e projetos gráficos, então, podemos te acompanhar nessa jornada.

E vai muito além da identidade visual. Nossa empresa desenvolve o design de materiais institucionais e comerciais, além de sites e sistemas personalizados.

Entre em contato com a gente e saiba mais!

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