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Como aplicar as estratégias de Marketing de Relacionamento

Entenda tudo sobre Marketing de Relacionamento e aplique as estratégias no seu negócio

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Se você está lendo esse artigo, certamente é porque já ouviu falar em marketing de relacionamento. Mas, se ao pé da letra, ainda não conhece sua definição, antes de te explicar sobre as suas estratégias e como aplicá-las no seu negócio, vamos falar sobre o seu conceito.

Qual o objetivo do Marketing de Relacionamento

Quando pensamos em uma vida social, logo pensamos em relacionamento. Afinal, essa é uma parte importante e fundamental da vida em sociedade. E, sem relacionamento, não conseguimos fazer praticamente nada.

No mundo dos negócios, marketing de relacionamento é uma prática adotada pelas empresas por meio de uma série de estratégias que tem como objetivo a disseminação da marca, atração e fidelização de clientes, além da criação de autoridade no mercado.
Se formos definir em uma única frase o intuito de aplicar a estratégia de marketing de relacionamento, podemos dizer que é para encantar os clientes e manter a empresa sempre à frente de seus concorrentes.
Então, sim. O marketing de relacionamento é capaz de encantar os clientes.

Mas é importante lembrar que marketing de relacionamento não tem foco apenas nos clientes. Colaboradores, sócios, fornecedores e qualquer indivíduo relacionado ao negócio, são foco na busca de um relacionamento duradouro, positivo e lucrativo.

Entretanto, o foco no cliente dentro da estratégia de marketing de relacionamento, obviamente é maior.

Entendemos então, que é uma estratégia que tem como principal objetivo a conquista de clientes fiéis, que são os defensores (ou advogados da marca) e divulgadores dos seus serviços e produtos.

Conhecendo as estratégias do Marketing de Relacionamento

Fica cada vez mais fácil se aproximar dos clientes por conta do avanço do marketing digital, que traz com ele, o crescimento e a facilidade das redes sociais e também de outros canais de atendimento online.

Porém, para que uma estratégia de marketing seja eficiente e tenha um relacionamento diferenciado, primeiro é preciso conhecer a sua audiência para a partir disso, identificar as oportunidades e se aproximar do seu contato.

Conhecendo o seu público, você poderá pensar em formatos e nas ferramentas essenciais pra estreitar o relacionamento e colocar a estratégia em prática.

Você já conhece a sua audiência mas não sabe montar o perfil ideal de cliente?

Como eu disse acima, o primeiro passo é conhecer a sua audiência e você pode fazer isso começando pela análise de dados geográficos, demográficos e históricos dos seus clientes. Com isso, você será capaz de entender quem são eles, o que eles compram e como poderá se relacionar com eles a médio e longo prazo.

E, além de analisar os dados e identificar sua audiência, você poderá segmentar seus leads e desenvolver estratégias para cada grupo de forma personalizada. Afinal, um cliente que leva o fator preço como fundamental na hora de comprar seus produtos ou serviços, possui características diferentes daquele que comprou por ter uma experiência marcante no atendimento.

Sem rodeios, isso significa que não adianta querer usar a estratégia de marketing de relacionamento se você não conhece o seu público. Você precisa mapear o perfil ideal que precisa atender, identificando como é que você irá oferecer os benefícios que ele deseja para que sua empresa gere uma experiência diferenciada.

É essencial que você crie as personas, ou seja, a melhor representação de um cliente ideal.
Você precisa atrair essa audiência, obter algumas informações estratégicas sobre ela para conseguir gerar uma base de contatos e estabelecer um relacionamento eficiente.

Como usar o Marketing de Relacionamento

Já falamos acima sobre o ponto de partida. Agora, vamos listar alguns caminhos para você começar a aplicar de fato, a estratégia de marketing de relacionamento no seu negócio.

  1. Comece pelo E-mail Marketing

Se você pensa que o e-mail marketing está ultrapassado, é hora de revermos isso.
O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais poderosas dentro da estratégia de marketing de relacionamento.

E isso, é porque o e-mail marketing é totalmente personalizável e você pode usá-lo em diversas ações, como:

  • Para criar uma relação de proximidade com o seu cliente;
  • Para parabenizar um cliente em datas importantes como, aniversário, casamento e tantas outras;
  • Para oferecer conteúdos ricos e realmente relevantes e que gerem valor;
  • Para enviar campanhas de construção e consolidação de marca (que é uma boa forma de você mostrar ao seu cliente como sua empresa é importante e relevante na vida dele);
  • Para ofertas de promoções especiais, descontos ou qualquer outra vantagem que ressalte o benefício em ser cliente da sua empresa;
  • Para realização de pós-venda, através de pesquisas de satisfação (que fará com que você identifique a opinião dos seus clientes);
  • Para oferta de novos produtos e/ou serviços.

  1. Marketing de relacionamento com Programas de Fidelidade

Quando pensamos em estratégia de marketing de relacionamento offline, os programas de fidelidade estão em primeiro lugar. É uma ação comum em supermercados, cartões de crédito, hotéis e companhias áreas.

O programa de fidelidade é basicamente a oferta de benefícios para que o cliente dê preferência na hora de consumir o seu produto ou serviço.

Sua empresa pode oferecer descontos, prêmios ou até mesmo vantagens que não estão relacionadas diretamente aos seus produtos ou serviços, como no caso de administradoras de cartão de crédito.

  1. As Redes Sociais também fazem parte da estratégia de Marketing de Relacionamento

As redes sociais são canais poderosos quando o assunto é se aproximar dos seus clientes. Portanto, é importante que a sua empresa saiba utilizar essas ferramentas.

Ter presença nas principais redes como, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, é uma estratégica básica de marketing de relacionamento e não mais um diferencial corporativo.

As redes sociais são uma enorme oportunidade para sua empresa divulgar uma mensagem para um público cada vez maior. E, como a comunicação acontece quase que de forma imediata, suas ações muitas vezes geram repercussões em um prazo curtíssimo.

Com estratégias bem planejadas e estruturadas, sua empresa pode alcançar um patamar relativamente novo em relação aos seus clientes e a sua concorrência. Porém, ações impensadas, ou até mesmo a demora em responder, poderão minar definitivamente a imagem do seu negócio.

Devo focar em conteúdo relevante nas Redes Sociais?

Assim como o e-mail marketing, sua empresa pode usar as redes sociais para divulgação e produção de conteúdo relevante e que vá gerar valor para sua audiência.

É importante que você produza um conteúdo qualificado e personalizado para que seus clientes se sintam únicos e enxerguem sua empresa como diferenciada.

Você pode abordar temas como:

  • Materiais informativos e educativos;
  • Oferta de produtos, serviços e promoções;
  • Ações para consolidação da marca;
  • Interação com sua persona e muitos outros.

E não esqueça de ficar atento ao tipo de rede social que você está, pois ao criar o mesmo tipo de relacionamento com todas elas, é a mesma coisa do que não levar em conta o perfil de cada público.

  1. Marketing de Relacionamento na área de Vendas por um CRM

A partir do momento que seus leads passam por um fluxo de relacionamento, eles caem na sequência de contatos da sua equipe de vendas.
O CRM e uma ferramenta de automação de contatos poderá suportar uma estratégia de marketing de relacionamento no fundo do funil (BoFu).

O CRM facilita o registro, o rastreamento e qualquer outra informação dos leads potenciais.
Além disso, as ferramentas de CRM podem te ajudar a entender o que atrai a atenção de cada pessoa, o que permite a sua empresa a acompanhar e realizar a entrega de soluções de acordo com as dores dos seus clientes.

Então, se você se perguntar “o que é o CRM no marketing de relacionamento?”, nós respondemos que, sem dúvidas, é um dos pilares primordiais dessa estratégia.

  1. Marketing de Relacionamento tem tudo a ver com Automação de Marketing

A estratégia da automação de marketing permite que você escale o seu trabalho de relacionamento de forma personalizada e otimizada.

Com a automação de marketing é possível criar uma estrutura para envio de e-mails e outros itens fundamentais para melhorar a sua estratégia de marketing de relacionamento.

O trabalho com a automação permite que a sua empresa fale com a pessoa certa e na hora certa. Uma maneira de dar um passo a frente, gerando valor e entregando algo que vai solucionar o problema que cada pessoa possui.

  1. Customer Success na estratégia de Marketing de Relacionamento

Essas são suas áreas que com certeza possuem um grande potencial de se auxiliarem.

O Customer Success é um setor que necessita estar em contato constante com o cliente para que obtenha sucesso. Dessa forma, o marketing poderá gerar o conteúdo e também os formatos que vão guiar essa caminhada.

E, por outro lado, o Customer Success servirá de insumo para as ideias de conteúdos e os formatos que serão utilizados.

Sendo assim, essa relação tem como objetivo principal a ajuda mútua: um que entrega dados sobre o que os clientes mais consomem quando o assunto é conteúdo, e o outro sobre o comportamento no pós-venda.

  1. Faça a avaliação constante dos resultados

Agora que a estratégia de marketing  de relacionamento foi implementada, é preciso que você faça uma avaliação constante, pois é isso que determinará o seu sucesso.

Há várias métricas que sua empresa pode usar para analisar se a estratégia está sendo bem aplicada.

Acompanhar o volume de vendas é o mais óbvio, mas você também deve acompanhar se seus clientes estão com o ticket médio mais alto ou até mesmo, se houve um aumento de vendas a partir de indicações.

Todos esses são indicadores que poderão mostrar a relação com o nível de fidelização dos seus clientes.

Além de ferramentas como Analytics, realize enquetes e perguntas para saber se sua mensagem está alinhada com o que o seu cliente espera.

A estratégia de Marketing de Relacionamento vale a pena?

Sim, sim e sem dúvidas. O marketing de relacionamento, dentro de um mercado que está cada dia mais competitivo, é a diferença entre você e a sua concorrência.

Entenda que, mais do que criar um produto ou serviço, sua empresa precisa criar um relacionamento com o usuário. É a partir desse relacionamento que ele vai decidir se vai ou não efetuar uma compra com você.

E lembre-se: o marketing de relacionamento não é apenas um sinônimo de um bom atendimento. É necessário competência, criatividade e investimento para que sua empresa ofereça algo a mais. Um algo a mais diferenciado que é o que fará com que seu cliente se torne um fã e defensor da sua marca.

Semana do Marketing de Relacionamento no Instagram da Definitiva Digital

Do dia 17 ao dia 22 de agosto, fizemos a semana do Marketing de Relacionamento no Instagram da Definitiva Digital.

É um compilado das dicas mais importantes para você aplicar essa estratégia no seu negócio.

Salvamos os stories nos destaques. Então, se você não viu, você pode ver agora: @definitivadigital.

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